Conselho Consultivo

Agência Mural conta com parceiros que nos acompanham há muito ou pouco tempo, mas que se aproximaram do projeto para contribuir com o cumprimento de nossa missão. Eles são ponto de apoio e inspiração para os muralistas nos temas a que se dedicam, e têm sido chamados a participar cada vez mais da produção e dos debates que acontecem dentro da agência. São eles:

 

bruno-mural

Bruno Garcez

Jornalista, foi correspondente em Washington, entre 2006 e 2009, e é o atual editor de mídias sociais da BBC Brasil, em Londres, onde vive. Foi fellow Knight do International Center for Journalists (ICFJ) em 2010. Como parte de sua bolsa, nesse período recrutou participantes e elaborou uma série de oficinas de jornalismo voltadas para repórteres de bairros da periferia de São Paulo. A partir dessa experiência surgiu o blog Mural.

 

 

gustavo-muralGuilherme Alpendre

Guilherme Alpendre é formado em Jornalismo pela ECA-USP e cursa Direito na mesma universidade. Trabalhou nas rádios Jovem Pan AM, Rádio Bandnews e Bandeirantes. Na ONG Transparência Brasil, atuou nos projetos Deu no Jornal e Excelências. Desde 2010, trabalha na ABRAJI, onde foi gerente-executivo e ministrou cursos de reportagem com auxílio do computador antes de assumir a secretaria-executiva. É conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

 

 

gustavo-mural

Gustavo Faleiros

Duas vezes agraciado pela bolsa Knight do Centro Internacional para Jornalistas, é desde 2014 o coordenador da Earth Journalism Network, uma rede global de 5000 jornalistas ambientais que promove treinamentos e investimentos em inovação. Em 2012, em parceria com a rede lançou o site de geojornalismo InfoAmazonia.org, que publica em 3 idiomas notícias, mapas e infográficos sobre a floresta tropical. Entre 2006 e 2012, atuou como repórter e editor do site O Eco, onde lançou projetos com uso de mapas interativos e imagens de satélite. Sua carreira começou como repórter da editoria Brasil do jornal Valor Econômico em 2001. Graduado pela PUC-SP e mestrado em Política Ambiental pelo King’s College da Universidade de Londres.

 

juliana-muralJuliana Doretto

É jornalista e cursou doutorado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da Capes. Pesquisa a participação dos leitores no jornalismo destinado para crianças, no Brasil e em Portugal. Graduada pela USP (Universidade de São Paulo), é mestre em ciências da comunicação pela mesma instituição. Sua investigação de mestrado gerou o livro “Pequeno leitor de papel: um estudo sobre jornalismo para crianças” (Alameda, 2013). Trabalhou como repórter e redatora do portal UOL, de suplementos da “Folha de S.Paulo” e do jornal “Agora”. Colaborou para o Blog da Ruth e participou do blog Mulher 7×7, da revista Época (Editora Globo).

 

luanda_muralLuanda Nera Motta

Jornalista formada com especialização em literatura pela PUC-SP. É mestre em jornalismo e ciências da linguagem pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Responsável pela criação e assinatura da coluna Sociais & Cias, do caderno Sinapse, da Folha. Foi editora-executiva da revista Acontece no Interior Paulista e idealizadora do programa “Central do Consumidor”, na Rádio Cultura AM de São Paulo. Foi colunista responsável pela seção Faço Parte, do Jornal da Tarde, vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2002 e professora e coordenadora do curso Jornalismo Social, na ECA-USP em 2008. Desde 2007, coordena a comunicação da Rede Nossa São Paulo, que reúne cerca de 700 organizações da sociedade civil.

 

pedro-muralPedro Leal Fonseca

É formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Ex-trainee, repórter e redator na Folha de S. Paulo (Guia, Agência Folha e Cotidiano). Foi associado de escritórios de advocacia em São Paulo (o último deles, Machado Meyer Sendacz e Opice). Atualmente, é responsável pela área jurídica da Amazon no Brasil. Desde dezembro de 2015, presta assessoria jurídica pro-bono à Agência Mural.