-projetos-agencia-mural-blog-mural-

Blog Mural

O “Mural” é um blog produzido por algumas dezenas de correspondentes comunitários moradores das periferias da Grande São Paulo que buscam retratar o cotidiano de suas regiões. O projeto é fruto do treinamento em jornalismo cidadão realizado pelo jornalista Bruno Garcez, bolsista Knight do ICFJ (International Center for Journalists).

À época correspondente da BBC de Londres, Garcez licenciou-se do cargo para oferecer a formação para três turmas de vinte estudantes – em sua maioria estudantes de jornalismo. O curso visava a produção colaborativa de conteúdos multimídia – reportagens com fotos e vídeos para alimentar o blog Mural Brasil estimulando uma “visão de dentro” da periferia, que geralmente acaba não sendo realizada pela cobertura pelos grandes meios de comunicação.

Uma parceria de hospedagem com o site do jornal Folha de S. Paulo, sob responsabilidade da jornalista Izabela Moi, possibilitou a estreia do Blog Mural em 24 de novembro de 2010, em novo endereço: folha.com/mural .

Uma das principais características do Blog Mural é sua “operação horizontal”, ou seja, a participação de todos nas decisões do projeto.

Anualmente, acontecem seleções de novos correspondentes, uma vez que parte desses colaboradores se dissipa, naturalmente. O processo seletivo dos postulantes a “muralistas” – nome dado aos correspondentes que coincide com os usados pelo movimento artístico do México – que sejam residentes da periferia e estejam ligados ou preocupados com questões políticas, sociais e culturais de seus bairros.

Não é obrigatório ser jornalista – embora sua maioria o seja. O termo correspondente, tradicionalmente utilizado no meio jornalístico para se referir aos profissionais que cobrem áreas distantes de onde está a sede do jornal, como outros estados ou outros países, também é utilizado para, positivamente, destacar essa “distância” que existe entre o centro e a periferia.

O trabalho dos muralistas correspondentes do Blog Mural também pode ser caracterizado pelo conceito adotado como “correspondentes locais” e/ou “correspondentes comunitários”.

Atualmente, o Blog Mural é formado por uma rede de mais de 60 correspondentes, que vivem em bairros periféricos além de municípios da região metropolitana de São Paulo.

reuniao-blog-mural

Reunião do Blog Mural

 

reuniao-blog-mural-2

Muralistas

 

reuniao-blog-mural-3

Reunião do Blog Mural