Agência Mural participa do Globo Editors Lab para desenvolver ideia no combate de fake news

Durante os dias 7 e 8 de abril, os correspondentes da Agência Mural, Vagner de Alencar e Anderson Meneses, ao lado do programador voluntário Mohamed Ben Rhaiem, participaram do evento Editors Lab, sediado na Rede Globo de Televisão.

O programa é idealizado pela Global Editors Network (GEN) – instituição internacional que tem como principal objetivo fomentar a inovação digital e o jornalismo sustentável. A iniciativa é realizada há seis anos, passou por 40 cidades e já teve 2.000 mil participantes.

A sexta edição teve início em outubro de 2017 e está sendo realizada em diversas cidades pelo mundo. Esta foi a primeira vez no Brasil.

editors lab

A etapa brasileira, que recebeu o nome de Globo Editors Lab, reuniu jornalistas, designers e programadores de universidades, coletivos de ensino e veículos de imprensa, como PUC – Rio, G1, Nexo Jornal, Agência Mural, Aos Fatos, Faculdade Cásper Líbero, USP, Voz das Comunidades, Zero Hora, e Infoglobo que, divididos em suas respectivas equipes, desenvolveram protótipos para combater as fake news e as ferramentas que as disseminam.

As equipes tiveram 12 horas para trabalhar em cima de seus protótipos. Entre as ideias, foram apresentadas soluções para contribuir para que anunciantes não invistam em fake news, informar moradores de comunidades quais notícias são falsas, e educar e alertar usuários sobre o que estão compartilhando (como foi o caso do protótipo “Se Liga News”, desenvolvido pela Agência Mural).

Após defenderem seus projetos no pitching final para a banca de jurados formada por Evangeline Bourgoing, a diretora de conteúdo do GEN; Marco Tulio, coordenador do Google News Lab no Brasil; Camila Achutti, CTO do Master Tech; e Cristiano de Araújo, professor da UFPE, o protótipo do Infoglobo, foi eleito o vencedor. Nomeado de ‘Trueet’ (true + tweet), a ferramenta usa o trabalho colaborativo, por meio de pessoas preocupadas com as fake news em suas timelines na rede social, para disseminar informações reais sobre o fato, levando ‘fact checking’ para a plataforma quando notícias falsas forem compartilhadas.

Em maio, o time vencedor vai para Lisboa – com tudo pago pelo GEN – para participar do GEN Summit 2018, que reunirá os autores dos melhores protótipos de cada região da sexta edição do Editors Lab.

Ao longo dos dois dias, os times contaram com palestras do do professor da ECA/USP Eugênio Bucci; de Marco Tulio, coordenador do Google News Lab no Brasil; e Márcia Menezes, diretora de Conteúdo do G1.

2018_GLOBO_EDITORSLAB_4388

Leave a Reply