Correspondentes da Agência Mural participam de conferência de jornalismo de dados em São Paulo

No último fim de semana (25 e 26/11), em parceria com a Escola de Dados, os correspondentes da Agência Mural participaram da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), no campus da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre raspagem de dados, bibliotecas python, tratamento de dados, criptografia, análise de redes em mídias sociais e o futuro do jornalismo de dados.

A correspondente de Guaianases, Sheyla Melo, conta que as palestras ampliaram a sua percepção para detalhes importantes que podem surgir durante a apuração de uma reportagem.

“Os workshops deram uma introdução na prática de como usar softwares e aprender a extrair as informações necessárias. Tivemos contato com projetos ganhadores de prêmios e atuais referências no jornalismo de dados. Foram dois dias que mudaram a minha forma de olhar para os dados e reforçar a importância da profissão”, afirma Melo.

Já Aline Kátia, correspondente da Jova Rural, observou que a maioria dos temas abordados nas palestras apresentou modelos de negócios para o jornalismo de dados, diante da atual situação do país e do mundo.

“Gostei de participar da Coda.Br e entrar em contato com assuntos que não temos muita familiaridade no nosso dia a dia. Ter a oportunidade de experimentar ferramentas, descobrir novos recursos de ferramentas conhecidas, ouvir experiências de outras pessoas, de outros veículos e regiões”, explica.

Realizado pela Escola de Dados, em parceria com o Google News Lab, este é o primeiro evento do Brasil focado em jornalismo de dados com o objetivo de reunir  profissionais do mercado para trocar ensinamentos e experiências sobre a área. A conferência contou também com apoio da Abraji, La Nación Data, Knight Center for Journalism in the Americas e Python Software Foundation.

Da Agência Mural, participaram da Coda.Br os muralistas: Aline Kátia (Jova Rural), Carolina Pasternack (Campo Limpo), Cíntia Gomes (Jd. Ângela), Fabiana Lima (Santo André), Jéssica Moreira (Perus), Julia Reis (Taboão da Serra), Katia Flora, (São Bernardo Campo), Priscila Pacheco (Grajaú), Lucas Veloso (Guaianases), Rafael Carneiro (Lapa), Sheyla Melo (Guaianases), Thalita Monte Santo (Guarulhos) e Vagner de Alencar (Paraisópolis). Além de Bianca Pedrina e Semayat Oliveira, do coletivo Nós, mulheres da periferia.

Equipe da Agência Mural durante a Coda.Br

Equipe da Agência Mural durante a Coda.Br

Leave a Reply