Mural apresenta seu trabalho e debate periferias em Bilbao

A Agência Mural viajou a Bilbao, na Espanha, para participar de debates e entrevistas sobre jornalismo das periferias entre 14 e 20 de março.

Os repórteres João Paulo Brito, da Vila Nova Cachoeirinha, e Rafael Balago, de Pirituba, estiveram em um encontro de jornalistas que cobrem periferias em La Bolsa, em Bilbao, na quinta-feira (16) e trocaram experiências com profissionais de revistas, rádios e projetos digitais de Honduras e do País Basco.

Antes, na quarta-feira (15), eles deram um seminário aberto sobre a situação política do Brasil e as eleições presidenciais de 2018.

Os dois participaram de programas das rádios Euskadi, emissora pública do País Basco, e Hala Bedi, e da rádio comunitária Irola, para falar sobre as periferias paulistanas. Os jornalistas também deram entrevista para a revista “Argia”, publicada em euskera, o idioma do País Basco.

Na sexta-feira (16), eles participaram de uma conversa sobre periferias e comunicação com as integrantes da ocupação cultural 7Katu.

Em Bilbao, os jornalistas visitaram o bairro San Francisco, reduto de imigrantes que passa por um processo de gentrificação.

João Paulo, que também é assessor de comunicação da ONG Conectas, viajou à convite da entidade Paz con Dignidad. Rafael atualmente estuda um mestrado em jornalismo na Universidade da Coruña, na Espanha.

Além disso, a Agência Mural fechou uma parceria com a ONG Paz con Dignidad, da Espanha, para colaborar com artigos para o site e revista  El Salto.

WhatsApp Image 2018-03-18 at 09.03.15

Leave a Reply